Buscando a sua recomendação...

Conecte-se conosco

Cursos

Curso de Manutenção de Computadores online e grátis

Publicado

em

O curso de manutenção de computadores é uma excelente oportunidade para quem gosta de tecnologia e deseja ingressar no mercado de trabalho. Veja onde fazer um curso online e grátis!

Você certamente tem aquele amigo que entende tudo de tecnologia e que, no final, acaba por resolver os computadores de todas as pessoas, não tem? Seja na família, no círculo de amigos, sempre tem um técnico em informática para salvar o povo.

E que tal se você for esse técnico? Com o curso de manutenção de computadores você pode aprender a área técnica para consertar computadores, notebooks e outros de maneira mais simples e sabendo solucionar cada um dos problemas que ele apresenta.

Se interessou? Veja em nossa matéria tudo sobre como fazer um curso de manutenção de computadores e descubra sua nova profissão!

Como é o curso de manutenção de computadores?

curso de manutenção de computadores

Para quem quer aprender a consertar computadores, é importante compreender como funciona o curso, já que, diferente do que muitos acham, você não apenas desmonta e monta computadores.

O curso de manutenção de computadores traz para você uma série de conhecimentos técnicos que vão ajudar na hora de conhecer melhor o PC, identificar um problema e descobrir a solução.

Você vai aprender sobre o funcionamento das peças (hardware) e os principais problemas, mas também vai saber consertar os principais problemas do software, que geralmente gera mais questões.

O curso pode ser presencial, com máquinas para mexer e consertar, ou a distância. Seja como for, você vai aprender a identificar o que mais dá problemas nos computadores.

O que vou aprender neste curso?

Os cursos de manutenção de computadores são bem variados e o aprendizado vai depender diretamente de onde você está estudando. Em geral, você aprende matérias sobre:

  • Hardware (placa mãe, memória, processador, hd, ssd, drives etc.).
  • Montagem de PC.
  • Manutenção de PC.
  • Manutenção de notebooks.
  • Partições.
  • Instalação de peças.
  • Partição e instalação de sistemas operacionais.
  • Principais problemas técnicos apresentados.
  • Principais problemas de sistema.
  • Bios.
  • Zerando a Bios.
  • Jumpers da placa mãe.
  • Manutenção preventiva de hardware e software.

Lembre-se de verificar o conteúdo programático de cada instituição antes de fazer a inscrição, de maneira que você saiba exatamente o que você vai estudar em seu curso de montagem e manutenção de computadores.

Para quem é o curso de manutenção de computadores?

O público-alvo principal para o curso de manutenção de computadores é para aqueles que querem conhecer mais sobre as máquinas, como é sua montagem e como fazer diversos tipos de manutenção em cada elemento, prevenindo os principais problemas e tendo solução para o que pode se apresentar de erros no sistema e na parte de peças.

Porém, se você está atrás de aprender mais sobre os computadores e quer saber como resolver os problemas do seu, este curso também é para você.

Quem está em busca de uma nova área de atuação, aprendendo uma nova profissão e, assim, garantindo um dinheiro extra no final, é também uma oportunidade de aprender para trabalhar com uma profissão que vai trazer para você um ganho interessante.

Como se inscrever?

Para se inscrever em um dos cursos de manutenção de computadores, você deve escolher a instituição onde vai fazer e a modalidade (presencial ou EAD).

Para os cursos livres pela internet, basta entrar no site, criar uma conta e acessar imediatamente o curso de manutenção, garantindo, assim, que você possa estudar de graça e sem problemas.

Alguns cursos, como o do Instituto Universal Brasileiro, você vai fazer o pagamento e aguardar a liberação do material para que, assim, possa fazer seu curso. Se escolher a apostila, deve esperar que chegue pelos correios para poder estudar.

Para o curso do Senac, você deve se matricular online ou presencialmente e apresentar toda a sua documentação após fazer a compra do curso.

Existe curso gratuito?

Se você pesquisar na internet, vai encontrar alguns cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores.

Entre eles, está o curso da Gin EAD e outras instituições parecidas, como a Prime Cursos. Mas vale lembrar que esses cursos são básicos e trazem o conhecimento inicial para começar a trabalhar com montagem e manutenção.

O Instituto Federal Sul-rio-grandense também traz um curso gratuito bem interessante, totalmente online.

Fora esses, você tem opções pagas, como o Senac, com seus cursos altamente reconhecidos, e cursos famosos na área técnica, como o da Academia do Hardware e da Oficina do Técnico.

Tem certificado?

Em geral, todos os cursos possuem um certificado de participação e de conclusão. O que você precisa saber é que os cursos gratuitos oferecem um certificado que é pago, que você pode adquirir na hora que terminar o curso.

O curso do Instituto Federal Sul-rio-grandense não falava sobre certificados até o fechamento desta matéria.

Já os cursos pagos, como o do Senac e os outros citados, você tem um diploma ao final do curso, com valor já incluso no pagamento.

Para conseguir o certificado, você deve fazer uma prova e acertar mais de 75% dela. Todos os cursos possuem esta regra.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso?

Em geral, não existe nenhum tipo de pré-requisito para fazer o curso de manutenção de computadores. Principalmente do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Para alguns lugares, você precisa de ter, no mínimo, 18 anos de idade e Ensino Fundamental ou médio concluído. Assim, vai poder fazer o curso sem problemas.

Além disso, você precisa de e-mail válido e acesso a internet para poder estudar.

Pode ser que você precise de computadores ou que queira encontrar alguns mais antigos (ou até novos) para treinar seu conhecimento.

Como é o mercado para a profissão?

O mercado de informática não para de crescer. E, com isso, a área técnica precisa, cada vez mais, de profissionais que saibam solucionar os problemas dos clientes, trazendo manutenção para as peças e para o sistema.

Por isso, fazer um curso de manutenção de computadores é essencial para que você conheça mais e saiba o que fazer em cada situação. Assim, você consegue ter mais certeza de como agir e pode desenvolver na profissão.

Seja em lojas, atendendo em casa ou até em empresas, a manutenção de computadores sempre será necessária.

Gostou de conhecer? Acompanhe nossos artigos e saiba mais sobre cursos para sua formação profissional.

Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *