Sintegra: O que é? Para que serve? Como funciona? É confiável?
O governo brasileiro tem uma série de sistemas e plataformas que são utilizados para facilitar e melhorar a vida do cidadão. Um desses que deve e precisa ser usado por muitas pessoas é o Sintegra, que apesar de ser bem útil, ainda é pouco conhecido.
Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o Sintegra, para que ele serve, como funciona, quem deve usar, entre outras informações relevantes sobre esse importante equipamento de cidadania. Confira!
[toc]
O que é Sintegra?

Sintegra é a sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Resumidamente, é uma plataforma que divulga informações sobre o fisco, impostos, contribuintes e tudo mais no âmbito estadual.
Esse sistema é muito utilizado por pequenos empresários e microempreendedores para observarem o que tem de contribuir para o fisco, entre outras informações monetários e contábeis necessárias ao exercício do comércio e também dos serviços.
Para que serve?
O uso do Sintegra serve para que pessoas, pequenos empresários e microempreendedores possam ter acesso a tudo que envolva os impostos e tributos estaduais em relação ao comércio de mercadorias e também de serviços.
O objetivo desse sistema é fazer com que ele centralize todas as questões burocráticas empresariais, o que facilitaria a vida de empresários em todo o país. Está ainda em implantação, já disponível em alguns estados e é recheado de críticas, mas também de elogios.
Como a plataforma ainda está em período de implementação e adaptação, ela gera alguns erros, mas nada que não venha sendo corrigido para que não ocorra novamente. Lá, os contribuintes vão ter acesso a informações e também vão exportar relatórios e dados para que o Estado saiba o quanto cada um deve pagar de impostos.
Quem contribui com ICMS em que usar, obrigatoriamente, esse sistema, porque é ele agora que faz o cálculo do imposto e emite o pagamento.
Sintegra: Passo a passo
O primeiro passo é baixar o Sintegra no site oficial do sistema. Depois disso, é feito um cadastro, você coloca o CNPJ da empresa e passa fazer as buscas e adicionar as informações necessárias para a emissão do ICMS e também de outros dados importantes disponibilizados na plataforma.
Normalmente, quem faz isso tudo é o próprio contador da empresa. Caso você seja MEI e não tenha contador, o programa é simples de se mexer, não tem muito segredo. Basta você por seu CNPJ que lá vai ter todas as informações que garantem a sua formalidade enquanto microempreendedor.
Para MEI
O MEI, normalmente, acessa o Sintegra para saber se a situação dele no estado está regular. Basta colocar o CNPJ que essas informações são emitidas pelo programa.
Algumas pessoas têm dificuldades em fazer isso e falam que não aparece nenhum dado quando colocam o CNPJ. Isso pode ter uma explicação. O Sintegra demora de 20 a 40 dias para atualizar os dados no sistema, por isso, talvez, as informações sobre o seu MEI ainda estão equivocadas.
Caso passe esse tempo e continue a dar erro, procure a sede da fazenda estadual na sua cidade e veja qual foi o problema relatado para resolvê-lo da forma mais rápida e eficaz.
Sintegra para simples nacional
Quem é microempresário e trabalha com o Simples Nacional, também pode acessar as informações sobre a empresa e gerar determinados impostos e tributos por meio do Sintegra. Basta colocar o CNPJ que as informações a respeito do seu empreendimento vão estar disponíveis na plataforma.
Bloqueado
O acesso ao Sintegra pode ficar bloqueado por diversos motivos. Ás vezes é o próprio sistema que está com erro, mas, em outras situações, o problema pode ser com a sua empresa ou seu CNPJ. Se isso acontecer com frequência, por alguns dias, o melhor é ir até o seu contador ou até a sede da fazenda estadual na sua cidade para saber o real motivo desse bloqueio.
Sintegra é confiável?
Sim, o Sintegra é um sistema do governo, logo ele é bastante confiável. Pode ter alguns erros, ser lento em certos momentos, mas ele traz informações fidedignas a respeito do seu empreendimento.
Como funciona?
O funcionamento do Sintegra é bem simples e funcional. Basta baixar o programa, colocar os dados e pesquisar as informações e impostos que você busca nele.
Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre o uso do Sintegra, deixe o seu comentário aqui embaixo!
